A pedido da Câmara Municipal de Cajazeiras, através de uma propositura do vereador Rivelino Martins (PSB), o superintendente da SUDEMA na Paraíba, João Vicente, esteve na cidade para dialogar com os vereadores e a sociedade civil organizada sobre a possibilidade de revitalizar o açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Açude Grande.
O açude, que fica localizado bem no Centro da cidade, forma uma das mais belas paisagens da Paraíba durante o por do sol. Mas, de acordo com historiadores, desde a década de 1960 ele não tem mais condições de abastecer seres humanos devido à poluição.
Construído por descendentes do Padre Rolim (fundador de Cajazeiras) e ampliado no governo do presidente Epitácio Pessoa, o açude sofre com descaso das autoridades públicas e da população.
Porém, de acordo com João Vicente, é plenamente possível revitalizar o centenário manancial. O superintendente da SUDEMA pegou como exemplo o rio Tâmisa, em Londres, que chegou a ser considerado morto, mas foi revitalizado.
“O Açude Grande de Cajazeiras viu várias gerações crescerem, viu a cidade crescer, se desenvolver, e a população mantém com ele uma relação de pertencimento que me impressiona”, destacou.
DIÁRIO DO SERTÃO