Levantamento mostra que Cajazeiras perderá mais de dez profissionais médicos com saída de Cuba do Programa Mais Médicos; comunidades carentes são prejudicadas

O anúncio do governo cubano pelo rompimento da parceria com o Brasil no projeto Mais Médicos terá impacto direto em Cajazeiras. De acordo com um levantamento realizado pelo Blog do José junto à Secretaria de Saúde do município, a Terra do Padre Rolim perderá ao todo, 11(onze) médicos do programa que são divididos por áreas de atendimento e que atingem principalmente comunidades carentes, tanto da zona urbana como rural.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município de Cajazeiras, Semiramys Rodrigues Cezário, os onze profissionais cubanos, atendem as seguintes comunidades rurais: Distrito de Engenheiros Ávidos, Distrito de Divinópolis, Distrito de Azevém e o Sítio Patamuté. Já na zona urbana da cidade, as UBS’s dos bairros que contam com profissionais do Programa Mais Médicos são: São Francisco, Padre Cícero, Remédios, Simão de Oliveira e Esperança.

“Ao todo contamos com onze médicos do programa atendendo na zona urbana e rural da nossa cidade e vale a pena ressaltar que todos moram em Cajazeiras e atendem na rede de saúde municipal”, disse Semiremys em contato com o Blog do José.

Na Paraíba, dos 223 municípios, os profissionais cubanos atuam em 70 cidades e com a decisão do Governo Cubano de não fazer mais parte do projeto fará com que o Estado perda 134 médicos

PROGRAMA

O Programa de Médicos está em andamento desde agosto de 2013 com médicos de diversos países e, desde então, quase 20 mil médicos cubanos já atenderam 113,5 milhões de brasileiros, segundo o governo federal.

Em um texto publicado na internet, “o Ministério de Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”.

Em diferentes ocasiões durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro anunciou que suspenderia esse programa com a OPAS e Cuba e que seu governo contrataria individualmente médicos que desejassem permanecer no Brasil.

Criado em 2013 pelo governo federal, o Mais Médicos tem o objetivo de suprir a carência desses profissionais nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades.

A representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil colabora com a iniciativa intermediando a vinda de médicos de Cuba para atuar em unidades de saúde do país.

BLOG DO JOSÉ