VÍDEO: Com ampla reforma da igreja, cidade de Umari no Ceará celebra a maior Festa de São Gonçalo do Amarante da história


O administrador paroquial de Umari, Padre Paulo César Andrelino, estava em retiro espiritual junto aos demais padres, quando recebeu a notícia de que um homem, em surto psicológico, havia ateado fogo na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Era julho do ano passado, e uma mobilização foi, então, iniciada entre os paroquianos na intenção de reconstruir a Casa de Deus.
Tudo precisou ser modificado. Do piso às portas. Outras repartições foram acrescidas, como a Capela do Santíssimo e a Capela Mortuária. Nessa, com um significado especial: abrigará os restos mortais dos padres que passaram pela paróquia.

Seis meses depois da reforma, que caminha para fase final, faltando apenas a pintura externa e alguns acabamentos na parte interior, padre Paulo César Andrelino, junto aos paroquianos, elevaram a Deus as mais vivas preces de gratidão.

“A igreja foi semidestruída. Então, viemos em campanha para reconstruí-la, dando ênfase às festas que já existiam, mas estavam adormecidas. Começamos com São José, depois com mês mariano, a festa de Santa Teresinha [co-padroeira], Sagrado Coração de Jesus e também Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essa dinâmica de fazer as festas, levando para as ruas, visitando as casas, as famílias, fez com que o povo reavivasse a fé e voltasse para a igreja. Hoje nós temos uma Umari completamente diferenciada, com um povo animado, que voltou para a igreja”, explicou Padre Paulo.

Foto: Diocese do Crato

Após a reforma, a Igreja Matriz de São Gonçalo foi dedicada a Deus na noite desta quarta-feira, dia 9. O termo ‘dedicação’ pode ser entendido também como consagração, sagração ou inauguração. O rito é realizado dentro da Santa Missa, rico em significado, como expressa o Pontifical Romano [Livro que contém os ritos para as diversas celebrações da Igreja].

Foto: Diocese do Crato

FESTA

Foi sob os festejo do ano novo, que os paroquianos de Umari iniciaram a festa patronal. Do dia 1º ao dia 9 de janeiro, eles, rezaram e refletiram o tema: “Como verdadeiros cristãos, colhendo os frutos de uma caminhada de fé e missão, celebremos a festa em honra ao nosso excelso e amado padroeiro, São Gonçalo do Amarante”. Destaque para a I Cavalgada de São Gonçalo. A parte social contou com shows culturais apresentação dos candidatos a Cravo de São Gonçalo.

A missa solene, que conclui os festejos deste ano, acontece às 17h desta quinta-feira (10), às 17h, seguida da procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade.

BLOG DO JOSÉ com redação e fotos da Diocese de Crato