AESA divulga previsão climática e no Alto Sertão chuvas ocorrerão dentro da normalidade

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) divulgou, nesta quinta-feira (28), que são esperadas chuvas dentro da média histórica no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.

A previsão climática que foi divulgada refere-se ao período de fevereiro a maio de 2019.

Clique neste link e tenha acesso ao estudo na íntegra: AESA

Durante os meses de janeiro e fevereiro as chuvas não devem ser constantes, nem localizadas em uma única região. “É importante ressaltar que o semiárido nordestino tem como características a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos”, ressaltou Carmem Becker, que também é meteorologista da Aesa. “Por isso é de fundamental importância, o monitoramento contínuo das condições oceânicas e atmosféricas globais”, acrescentou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

ALTO SERTÃO

A configuração das condições oceânicoatmosféricas globais, bem como o resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indicam alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da faixa de normalidade durante a Quadra 1. Ou seja, os totais pluviométricos devem manter-se em torno da média histórica do período, especialmente nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú, as quais deverão se encontrar em pleno período chuvoso.

BLOG DO JOSÉ