O mês de junho é um dos mais importantes do ano, pelo menos no nordeste do Brasil essa afirmação é unânime. E o motivo não seria outro, esse é o mês das tradicionais festas juninas.
No sertão da Paraíba as tradições juninas permanecem vivas. Na cidade ou na zona rural a festa é garantida.
No sítio Terra Molhada às margens da PB-400, rodovia estadual que liga as cidades de Cajazeiras a São José de Piranhas, alto sertão da Paraíba, um agricultor aproveita esta época do ano não somente para rezar, ele aproveita a alegria da festa para colocar em prática o que ele aprendeu com seus antepassados.
Francisco Cipriano, ou Chico Cipriano para os mais próximos é um daqueles sertanejos que observam a natureza e consegue tirar do que observa com seus olhos respostas para quase tudo.
Aos 74 anos, Seu Chico preparou a fogueira para São João nos mínimos detalhes, só que foi na hora de empilhar a madeira que o agricultor protagonizou um momento inusitado ao enterrar embaixo da fogueira, uma garrafa de vidro com água, para obter uma ‘previsão do inverno do próximo ano’.
O blog acompanhou detalhes do que o agricultor chamou de ‘experiência de São João’.
EXPERIÊNCIA
O agricultor utilizou uma garrafa de vidro transparente e nela colocou água até uma certa medida. Ao blog ele disse que o resultado traria a previsão para o inverno de 2020.
”A garrafa foi fechada com uma rolha e enterrada embaixo da fogueira. O acendimento da fogueira ocorreu às 18h do domingo, dia 23, e queimou até por volta das 06h da segunda-feira, dia 24. Após quase 12 horas, a garrafa foi retirada e a água de dentro da garrafa aumentou o volume, o que é uma previsão de um grande inverno em 2020”, disse.
Segundo Seu Chico o resultado da sua experiência assegura um bom inverno em 2020.
Conheça mais sobre a sabedoria popular do agricultor Chico Cipriano.
BLOG DO JOSÉ