Jair Messias Bolsonaro é eleito presidente do Brasil e promete união nacional

Jair Bolsonaro (PSL) é o novo presidente do Brasil. Com 94,44% das urnas apuradas, Bolsonaro tem 55,54% dos votos válidos (55 milhões de votos) e não pode mais ser alcançado por Fernando Haddad (PT), que tem 44,46% (um total de 44,1 milhões de eleitores). Até o momento, há 10,4 milhões de votos nulos ou brancos (9,5% do eleitorado). Não compareceram à votação deste segundo turno 29,5 milhões de brasileiros (21,17% do eleitorado.)

A vitória de Bolsonaro não é apenas uma derrota do PT – partido vitorioso nas últimas quatro eleições presidenciais, desde 2002. Ele representa a chegada ao poder da “nova direita” brasileira (também chamada por muitos de extrema-direita): liberal na economia e conservadora nos costumes.

Trata-se da maior mudança de rumo na política brasileira desde o fim da ditadura e a redemocratização, em 1985. Essa percepção é reforçada pela volta dos militares ao centro da política. Bolsonaro, um admirador do regime militar (1964-1985), é capitão da reserva; seu vice é o general Hamilton Mourão; e o futuro governo possivelmente terá vários outros oficiais das Forças Armadas em seu primeiro escalão.

Fonte: OsGuedes