Médico cubano que trabalhava em cidade paraibana retorna para Cuba e agradece apoio dos brasileiros

Os primeiros médicos cubanos já retornaram ao país, após o encerramento da parceria com o programa brasileiro Mais Médicos. Ao todo, 196 médicos retornaram na madrugada da última quinta-feira (15). Entre eles, um médico que costumava trabalhar no município de Manaíra, na Paraíba.

De acordo com a publicação do portal O Globo, os médicos foram recebidos pela vice-ministra de Saúde Pública, Regla Angulo Pardo, que elogiou os profissionais cubanos e agradeceu pelo apoio dos brasileiros.

“Durante esses cincos anos, vi eles partirem, se prepararem, compartilhei com eles a preparação para o idioma, para a geografia do Brasil, para as condições da saúde. Não continuamos no programa Mais Médicos, mas acho importante reconhecer a maneira com que o povo brasileiro sempre tratou a nossos médicos”.

No total, são 8.332 cubanos participantes do Mais Médicos. Na Paraíba, 134 desses médicos realizavam atendimento na região do interior do estado.

O Ministério da Saúde informou que quer fazer a primeira chamada de profissionais brasileiros para ocupar as vagas liberadas ainda no mês de novembro. O edital de seleção em caráter emergencial está previsto para sair na próxima semana.

Fonte: MaisPB