Quem será o candidato de Dr. João Bosco nas eleições 2020, na cidade de São Francisco?

Pelas ruas da cidade de São Francisco corre a notícia que o Prefeito João Bosco Filho, poderá, nos próximos dias, indicar aquele que terá a responsabilidade de dar seguimento ao projeto político de sucesso implantado nas suas duas gestões cujos frutos colocaram o município no mapa do desenvolvimento, inclusive com destaque nacional na área de educação.

Muitos são os nomes falados, mas um deles, o Sr. José Rofrants, que já teve a experiência de ser prefeito por dois mandatos e exerce cargo de Secretário de Administração de São Francisco parece ser o mais cotado. Dizem, alguns, que vontade não falta para Rofrants, que sonha dia e noite com a benção.

No entanto, é preciso que a população fique atenta, pois quando passou pela prefeitura Rofrants colecionou uma série de problemas jurídicos que podem atrapalhar sua candidatura como condenações pela prática de improbidade administrativa e até por crimes.

É dever do bom jornalismo relembrar que Rofrants foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba por nepotismo no processo 003228-67.2015.815.0000 em suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, multa, proibição de contratar com o poder público.

O processo atualmente se encontra no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília-DF, aguardando julgamento com o Ministro João Otávio de Noronha e o caso é bastante semelhante ao do ex-prefeito do município de Aparecida, Júlio Cesar Queiroga de Araújo, que foi afastado do mandato recentemente.
Rofrants possui uma condenação criminal na Justiça Federal por crime licitatório – Processo 0000316-10.2016.4.05.8202 porque teria fraudado a licitação da construção de uma unidade básica de saúde quando foi prefeito.

Este processo está no Tribunal Regional Federal em Recife/PE, também aguardando julgamento e, se o tribunal decidir manter a sentença do juiz federal de Sousa, Rofrants se tornará “ficha suja”.

A possível candidatura de Rofrants não parece ter segurança jurídica. João Bosco deve avaliar tudo isso na hora de apadrinhar o seu sucessor, pois pode colocar a perder o projeto que vem dando excelentes resultados.

Se o ex-prefeito e atual secretário for o escolhido enfrentará grandes dificuldades jurídicas para conseguir ser candidato e, ainda maiores, caso seja eleito, para terminar o mandato.

Será que São Francisco merece passar pelos mesmos problemas de Aparecida?

Se pudéssemos aconselhar o Prefeito João Bosco, diríamos para optar por um nome mais leve para tocar o projeto político.

BLOG DO JOSÉ