O reitor Antônio Fernandes, o HU Sertão e a certeza: ‘há males que vem para o bem’

Estou de volta a esse espaço. Confesso que afazeres diversos, impediram que eu expusesse minha opinião nos últimos dias – não por omissão –, mas de cabeça erguida retomo as palavras nesse blog, como autor.

Mas sem arrodeio, vamos ao que nos interessa, ou pelo menos, deve (ria) nos interessar.

Cajazeiras é uma das mais importantes cidades do sertão paraibano, fazendo com que seja adjetivada como uma cidade-região ambiciosa. Uma das maiores ambições da última década, seria a luta pela construção do novo hospital universitário do sertão, que de sonho se torna frustração para Cajazeiras e mais 70 cidades do sertão, mas o fim não é trágico, porque em toda regra há exceção. Explico.

A tão badalada verba de bancada de R$ 25 milhões, conquistada a duras penas pela nossa região quase ia por água abaixo, se não fosse a determinação do sertanejo de Uiraúna, Antônio Fernandes, atual reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sucessor de Vicemário Simões, que na minha opinião, foi a principal pedra no caminho do HU Sertão.

Quanto ao novo HU Sertão, com 200 leitos e demais benefícios já é considerado um assunto ‘superado’. A pauta da vez é o investimento no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), que temos e não nos será tirado.

Em visita à Cajazeiras e em entrevista à TV Diário do Sertão, Antônio Fernandes disse que o orçamento para ampliar o HUJB está estimado em R$ 100 milhões com incremento de emendas parlamentares. Com essa verba, a ideia é ampliar de 32 para 100 leitos, dobrar o número de vagas para medicina e ampliar os cursos de saúde, além de outras melhorias.

Antônio Fernandes conseguiu viabilizar o que estava quase inviabilizado e fez um giro quando quiseram fazer um jirau, cuja ação merece nosso reconhecimento.

Seguimos de cabeça erguida, lutando pela nossa região e pelo seu desenvolvimento, cientes de que as vezes, há males que trazem o bem.

BLOG DO JOSÉ