Abraão Vitoriano e as ‘Pétalas Raras’ de uma ‘Cidadezinha Qualquer’ em ‘Estado de Graça’

A morte do poeta Abraão Vitoriano me deixou atônito. Afinal, é difícil acreditar que um poeta morra e vá embora, sendo que o poeta já é eterno por si só, no que escreveu, sentiu e transmitiu.

Abraão era doçura e silêncio. Talvez tímido. Era preciso apenas puxar um assunto que ele desenrolava os fios do bate papo sem limites, inda mais quando se tratava de ‘Uma Cidadezinha Qualquer’ chamada Santa Helena. Gostava mesmo de falar sobre sua terra, da praça da Matriz, das mulheres e homens conversando nas calçadas, da linha do trem, das flores e da família, por sinal, passaria horas falando dos familiares. Boas lembranças do professor Abraão. O famoso gente boa.

Me permita falar de um episódio que me salta à memória neste instante. O ano era 2019, uma professora havia me sugerido uma pauta: ”Festa Literária da Rede Estadual de Ensino (Flirede), que tem como tema “Leitura literária e identidade cultural”, tem criado uma relação de identidade entre os alunos, a comunidade escolar e os escritores paraibanos. Na região de Cajazeiras, o homenageado será Abraão Vitoriano”. Confesso que no primeiro momento, me alegrei em ver que um poeta do sertão estava sendo homenageado e fui prestigiar e fazer a cobertura para TV Diário do Sertão.

Abraão Vitoriano. Foto: Diário do Sertão

E valeu a pena. Como valeu a pena ver os estudantes e professores destacando a motivação a partir da imersão no mundo literário com a bagagem de Abraão. O poeta foi homenageado pelos educadores, pela família e por todos. Vi o reconhecimento nos olhos das pessoas. Eu, que até então só tinha visto homenagens para escritores ‘de fora’, vi um santahelenense ser homenageado e isso fez uma diferença enorme.

Esse ‘Estado de Graça’ me saltou à lembrança e tinha que externar aqui. Embora não seja poeta, a poesia me fascina, pelo sentimento envolto na vida real. Há quem acredite que o fascínio seja poesia por si só. Como não sou poeta, prefiro me fascinar descomprometido com os formatos literários. Vai ver Abraão também o fosse. Vai ver muitos sejam assim e prefiram viver o fascínio da poesia na vida e nas pessoas.

Abraão é uma das ‘Pétalas Raras’ que Deus nos presenteia na vida. No adeus, um agradecimento à Deus, por tantas flores em vida e, da saudade, contemplemos o jardim. As flores continuam exalando o perfume da bondade.

BLOG DO JOSÉ