Faleceu neste sábado (28), em João Pessoa, o ex-pároco da Catedral Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras, o professor José Loureiro Lopes, natural da cidade de Piancó.
Ordenado sacerdote em 1965, foi o 4º pároco da nova Catedral de Cajazeiras no ano de 1968.
Após deixar o ministério sacerdotal, foi reitor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e secretário de Educação do Estado da Paraíba. José Loureiro era membro da Academia Paraibana de Letras.
Ainda sacerdote, exercendo ministério em Cajazeiras, Padre José Loureiro foi o primeiro diretor da Rádio Alto Piranhas, à época emissora da Diocese de Cajazeiras.
O padre Janilson Rolim, pároco e cura da Catedral de Cajazeiras externou sentimentos aos familiares e amigos.
Ver esta publicação no Instagram
VELÓRIO
O velório acontece no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, a partir das 13h30. Em seguida o sepultamento.
TRAJETÓRIA PESSOAL E ACADÊMICA [FONTE: ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS]
José Loureiro Lopes nasceu em 26 de junho de 1940, em Piancó, Estado da Paraíba; filho do casal Severino Ramos Lopes e D.Beatriz Loureiro Lopes, casado com a senhora Marília de Medeiros Lopes, deste matrimônio nasceram as filhas Patrícia e Christiane. Estudou no Seminário de Patos, concluindo o curso de Humanidades no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, tendo curso de Licenciatura e Mestrado em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália; doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado na Westfalische Wilhelms-Universsita Munster, Alemanha, em 1990. Tema: Educação e Trabalho. Possui cursos de Extensão Cultural sobre Sociologia do desenvolvimento; sobre Introdução à economia e sobre Sociologia religiosa e paroquial, Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, entre os anos de 1962/1965, além de outros cursos.
Ingressou no magistério superior, através de concurso público, lecionando na Universidade Federal da Paraíba as disciplinas Sociologia e Psicologia da Educação. Já exerceu, entre outras, as funções: Diretor da Rádio Alto Piranhas, da cidade de Cajazeira, Pb; Diretor de Departamento de Educação Primária da Secretaria de Educação da Paraíba, 1969/71; Secretário Geral do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, 1971/73; Diretor do Instituto de Psicologia dos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ), 1972/76; Diretor da Faculdade de Educação (IPÊ), 1980/1990; Membro do Conselho Estadual de Educação, em vários mandatos; Secretário da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, de setembro de 1988 a março de 1990; Pró -Reitor de Graduação da UFPB, de setembro de 1988 a março de 1990; Pró -Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB., de abril de 1900 a setembro de 1992. Atualmente, desempenha as funções: Membro do Conselho Municipal de Educação; Membro fundador de Conselheiro do IPÊ; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIPÊ, João Pessoa-PB., desde setembro/94.
BLOG DO JOSÉ