A sinodalidade do Papa Francisco e o anúncio do novo bispo para a Diocese de Cajazeiras

Do dia 2 até o dia 27 de outubro a Igreja Católica está reunida em Roma para discutir o protagonismo evangélico do Povo de Deus. Atendendo apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, os bispos participam da segunda e última sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade.

A Igreja como Corpo, formada por tantos homens e mulheres de boa vontade, e representada por Francisco, quer caminhar junto do Povo de Deus, ou seja, todos os seus filhos, criados para o amor. Assim como Cristo que é a Cabeça, nós que formamos os seus membros queremos trilhar esse caminho para formarmos, cada qual a seu modo, um belo mosaico do plano divino.

Acompanho as discussões e informações do Sínodo com entusiasmo e rezo à Deus por minha Diocese. A cátedra da Sé Cajazeiras está vazia desde quando nosso então bispo Dom Francisco de Sales Alencar Batista foi nomeado para a Diocese de Mossoró-RN. De fevereiro até aqui, estamos sem um bispo e a Diocese é administrada pelo Padre Agripino Ferreira de Assis.

Obtive informações atuais de fontes seguras da Igreja que decidi partilhá-las com tantos homens e mulheres de boa vontade que aguardam a chegada ‘’daquele que virá’’, escolhido pela inspiração do Espírito Santo na Igreja.

Padres da Diocese de Cajazeiras se encontraram, recentemente, com o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco, e indagado sobre o novo bispo, ele recomendou que ‘’as orações fossem intensificadas’’ pois estavam no processo de discernimento. O fato novo, de fonte segura e confiável, é que muito provavelmente, o processo de discernimento e consultas da nunciatura no Brasil já foi concluído e se aproxima o anúncio daquele que será o 9º bispo da Diocese de Cajazeiras.

Os católicos devem continuar em oração. Talvez não seja recomendado quaresma (40 dias) para determinado santo (a) pois o escolhido pode ser conhecido antes disso. Deus abençoe nossa Igreja Particular. A Sinodalidade é feito por você e por mim.

JOSÉ DIAS NETO