Em tempos desafiantes, Papa Leão XIV exorta comunicadores para que ”nunca cedamos à mediocridade”

Fiquei muito impressionado com as palavras proferidas pelo Papa Leão XIV na manhã desta segunda (12), em pronunciamento aos jornalistas do mundo inteiro que estão cobrindo heroicamente as noticiais do Vaticano neste tempo desafiante.

É necessária uma grande dedicação para cobrir jornalisticamente tantos eventos importantes e históricos como o adoecimento e morte do Papa Francisco; as celebrações próprias do tempo de espera, conclave e o tão jubiloso anúncio: Habemus Papam, quando o cardeal Prevost passou a ser o sucessor de São Pedro, com o nome de Leão XIV. No seu primeiro contato direto aos profissionais da comunicação, dentre os quais com humildade me insiro por ser radialista e apaixonado pelo jornalismo, me impressiona o seguinte trecho:
”Vivemos tempos difíceis de atravessar e narrar, que representam um desafio para todos nós, do qual não devemos fugir. Pelo contrário, estes tempos pedem a cada um de nós, nas nossas diferentes funções e serviços, que nunca cedamos à mediocridade”, diz citação do discurso do Santo Padre ao mundo.

Quanta verdade e quanta inspiração para que a comunicação seja esperançosa, sem brecha para a mediocridade. Ouvir essas palavras do papa me encorajou a ser, cada vez mais, comprometido com uma comunicação para a paz.

JOSÉ DIAS NETO