VÍDEO/FOTOS: Cachorro acompanha procissão de Nossa Senhora da Conceição, se deita aos pés da imagem durante a missa e surpreende fiéis em Cajazeiras


Uma imagem no mínimo inusitada foi registrada na manhã deste sábado(08) em Cajazeiras no Alto Sertão da Paraíba. Um cachorrinho vira-latas participou da procissão de Nossa Senhora da Conceição que saiu da capela do Instituto Jesus Missionário dos Pobres às 9h para o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora onde aconteceu uma solene celebração eucarística.


O cachorro seguiu junto do povo durante a procissão, seguindo a imagem de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, no Santuário o cachorro adentrou a igreja e ficou quieto na primeira fila aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição acompanhando atentamente todo rito da celebração da missa.


Um fiel que observou a atitude do cachorro disse nunca ter visto nada parecido. “Eu estava na capela do Instituto e vi que o comportamento do cachorro era semelhante a de um devoto de Nossa Senhora, ele acompanhou a procissão e veio assistir a missa, acredito ser uma demonstração de que até os bichos brutos entendem a importância da Mãe de Deus”, disse o aposentado José da Silva.


Membros do Instituto Jesus Missionário dos Pobres se surpreenderam com a ação do animal e disseram nunca terem visto o cachorro nas imediações da sede do Instituto.


Após a celebração da Santa Missa o cachorro saiu normalmente da igreja e seguiu seu rumo pelas ruas de Cajazeiras. Nas imagens é possível observar que o animal carrega no pescoço uma fita vermelha mas não conseguimos identificar seu(s) dono(s).

SÃO FRANCISCO, padroeiro do IJMP


O Instituto Jesus Missionário dos Pobres idealizado pelo Monsenhor Gervásio Queiroga tem como um dos seus padroeiros, São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais. Há muitas histórias de São Francisco com os animais. Uma das histórias sobre o Santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente formando uma cruz e que em uma ocasião, na qual ele ia pregar em Alvino, disse: “Irmãs andorinhas, agora eu tenho que falar comigo.”

Em outra ocasião, ele amansou um lobo selvagem dizendo: “Venha aqui Irmão Lobo, mando-te da parte de Cristo, que não faças nenhum mal a mim nem a ninguém”. E quando estava no monte rezando, um pássaro lhe avisou que era a hora da oração da meia-noite. Eu penso que esta seja uma boa oportunidade para aprender o que a Igreja ensina sobre os animais.

BLOG DO JOSÉ