O padre Deusimar entre os manifestantes ”ilhados da Transposição” em Cachoeira dos Índios

Nesta segunda-feira, dia 15, presenciei uma cena marcante. Quando fui, com a reportagem da TV Diário do Sertão até Cachoeira dos Índios, para mostrar a realidade das famílias que estão ilhadas, nos sítios Angical, Tambor, Baixa Grande, São Joaquim e São José de Marimbas, vi um padre no meio dos manifestantes, reivindicando melhorias para a comunidade.

Estou falando do padre Deusimar, pároco de Cachoeira dos Índios, que com o rosto vermelho, porque assim como os manifestantes estava exposto ao sol durante todo o dia, era quem conversava com os representantes da empresa, que insistiam em ignorar o isolamento das famílias, que vivem à margem das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Com as fortes chuvas nos últimos dias, o nível do Rio de Baixa Grande aumentou e cobriu a estrada que dava acesso até à cidade, prejudicando centenas de famílias. De acordo com os relatos dos moradores, desde o início da execução das obras do Ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco, os moradores reivindicam a construção de uma estrada, porque sabiam que no período chuvoso a estrada seria coberta pelas águas, mas a empresa teria ignorado o pedido dos moradores.

Na manhã desta terça, as máquinas da empresa, finalmente, iniciaram os trabalhos para construção de uma estrada alternativa.

A construção da estrada é conquista do povo. De um povo que tem apoio do padre e mais que o apoio, tem a presença do sacerdote em todas as lutas.

A atitude do padre Deusimar me fez admirá-lo. Demonstra ser um grande seguidor dos ensinamentos de Jesus, filho da humilde Família de Nazaré.

A REPORTAGEM:

BLOG DO JOSÉ